Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Propostas

Sudene apresenta PRDNE em Sergipe

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h32

Superintendente da Autarquia, Mário Gordilho, se reuniu hoje (05) com o governador Belivaldo Chagas.

A foto mostra o superintendente da Sudene e o governador de Sergipe sentados à mesa durante a reunião.

Foto: Agência Sergipe de Notícias (ASN)


O encontro foi marcado por uma explanação sobre os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que está em fase final de elaboração. Mário Gordilho está realizando uma série de reuniões nos estados da área de atuação da Superintendência e ouvindo as sugestões de cada um para o plano. A ideia é levar em consideração as ações e projetos prioritários dos planos estaduais para os próximos quatro anos, uma vez que o PRDNE irá tramitar juntamente com o Plano Plurianual (PPA). Já foi realizada visita ao estado da Bahia, no último dia 3, e as visitas a Piauí e Pernambuco já estão agendadas para os dias 12 e 15 deste mês, respectivamente.

Belivaldo destacou a importância dessa ação da Sudene, estreitando os laços com os estados de sua área de atuação e elencou alguns projetos prioritários para Sergipe que podem ser incorporados ao plano regional, como  o Canal de Xingó; duplicação da BR 235; conclusão da BR 101; e Complexo Industrial Portuário da Barra dos Coqueiros. Para o superintendente da Sudene, ouvir os estados é um passo fundamental para a efetividade desse processo de planejamento. A Autarquia vem mobilizando e articulando atores nacionais e regionais que possam contribuir com a elaboração do plano, definindo uma agenda comum.

O PRDNE será apreciado pelos governadores em reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), prevista para o mês de maio. Até o final de agosto, o PRDNE, que terá força de lei, será submetido ao Congresso Nacional. Segundo Mário Gordilho, “a Sudene tem como proposição de aposta estratégica para atuação do governo federal na região a utilização de municípios-polos das regiões geográficas intermediárias”, enfatiza Gordilho.

Já foram realizadas análises da distribuição dos municípios-polos no território, levando em consideração estrutura, porte e rede de influência destas cidades. Outro ponto importante, previsto pelo plano, é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais.

O PRDNE é um importante instrumento de ação da Autarquia para a realização da sua missão de promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. O Plano Regional está dividido em seis eixos estratégicos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Social; e Governança Institucional e Financiamento.

Foto da mesa de reunião, com todos os particpantes;

PNUD

A Sudene está contando com a colaboração de consultores para a elaboração do Plano Regional. Os profissionais foram contratados através do acordo de cooperação técnica celebrado entre a superintendência e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD - Brasil). Um dos desafios do PRDNE é convergir linhas de atuação complexas que indiquem caminhos para diminuir as disparidades sociais e econômicas que separam a área de atuação da Sudene das regiões mais desenvolvidas do país.

A reunião em Aracaju (SE) foi prestigiada pelo secretário geral de Governo, José Carlos Felizola; coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, Paulo Guedes; coordenador de Planos da Sudene, Renato Oliveira; o superintendente executivo da Secretaria Geral de Governo, Ademário Alves; o assessor de Políticas de Desenvolvimento do governo do Estado, Oliveira Júnior.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página