Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Propostas

PRDNE é tema de reunião no Piauí

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 15h03

Superintendente da Sudene, Mário Gordilho, apresentou o plano ao governador Wellington Dias.

Mesa de reunião com o governador Wellington Dias, o Superintendente da Sudene (Mário Gordilho) e o deputado federal Júlio César.

Foto: Francisco Leal


O encontro, realizado hoje (12), no Palácio de Karnak, foi o terceiro de uma série de visitas que o gestor máximo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste vem realizado nos estados de sua área de atuação. Mário Gordilho fez uma explanação sobre os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que está em fase final de construção e que vai levar em consideração as ações e projetos prioritários dos planos estaduais para os próximos quatro anos.

“Nós queremos fazer um PRDNE com informações e necessidades dos estados”, afirmou o superintendente da Sudene. Acrescentou, ainda, que as sugestões colhidas para o plano serão “a base para o Plano Plurianual (PPA)”, no que diz respeito às ações relativas ao Nordeste. Para o deputado Federal Júlio César, que participou da apresentação, esses encontros proporcionam uma maior integração dos estados nordestinos, fortalecendo a Sudene, o Nordeste e os programas voltados para a Região.  

Já foram realizadas visitas aos estados da Bahia, dia 3, e de Sergipe, dia 5. Os próximos encontros agendados são com os governadores de Pernambuco (15/04), Alagoas (16/04), Maranhão (26/04) e Rio Grande do Norte (30/04). O PRDNE será apreciado em reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), prevista para o mês de maio. Até o final de agosto, o plano, que terá força de lei, será submetido ao Congresso Nacional.

A Sudene vai apostar na estratégia de utilização de municípios-polos das regiões geográficas intermediárias e já realizou análises da distribuição dos mesmos no território, levando em consideração estrutura, porte e rede de influência destas cidades. Outro ponto importante, previsto pelo plano, é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais.

Sobre o PRDNE

•    É um importante instrumento de ação da Sudene para a realização da missão de promover o desenvolvimento includente e sustentável da área de atuação da Autarquia e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.
•    Está dividido em seis eixos estratégicos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Social; e Governança Institucional e Financiamento.
•    Conta com a colaboração de consultores para a elaboração do Plano Regional, os quais foram contratados através do acordo de cooperação técnica celebrado entre a superintendência e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD - Brasil).

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página