Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Encontro

PRDNE vai contar com sugestões de Pernambuco

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Terça, 16 de Abril de 2019, 08h48

Superintendente da Sudene, Mário Gordilho, se reuniu ontem (15) com o governador Paulo Câmara.

Paulo Câmara, Mário Gordilho e Renato Oliveira (engenheiro da Sudene) sentados à mesa de reunião. O governador está com  o palno na mão.

Foto: Hélia Scheppa/SEI


O encontro foi no Palácio do Campo das Princesas e contou com uma explanação sobre os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que está em fase final de construção. O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Alexandre Rebelo, participou da reunião e adiantou que as contribuições de Pernambuco devem trazer questões relativas a recursos hídricos, educação, ciência e tecnologia. Ele destacou a importância de olhar o Nordeste como um todo, papel desempenhado pela Sudene, uma vez que “alguns desafios são comuns a toda Região”.

Mário Gordilho explicou que o PRDNE tem por base reunir as informações que interessam aos estados nordestinos para acoplá-las ao PPA. Após a captação das sugestões, o documento será apreciado pelos governadores em reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), prevista para o mês de maio. Até o final de agosto, o plano, que terá força de lei, será submetido ao Congresso Nacional. Como o PRDNE irá tramitar juntamente com o Plano Plurianual, a ideia é levar em consideração as ações e projetos prioritários dos estados para os próximos quatro anos.

A Sudene vai apostar na estratégica de utilização de municípios-polos das regiões geográficas intermediárias e já realizou análises da distribuição dos municípios-polos no território, levando em consideração estrutura, porte e rede de influência destas cidades. Outro ponto importante, previsto pelo plano, é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais.

Já foram realizadas visitas aos estados da Bahia, dia 3; Sergipe (5); e Piauí (12). Depois do compromisso com Paulo Câmara, o superintendente Mário Gordilho deve se encontrar com os governadores de Alagoas (16/04), Paraíba (22/04), Maranhão (26/04), Rio Grande do Norte (30/04) e Ceará (03/05).

Sobre o Plano

O PRDNE é um importante instrumento de ação da Autarquia para a realização da missão de promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. O Plano Regional está dividido em seis eixos estratégicos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Social; e Governança Institucional e Financiamento.

A Sudene está contando com a colaboração de consultores para a elaboração do Plano Regional, através de profissionais contratados por intermédio de um acordo de cooperação técnica celebrado entre a superintendência e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD - Brasil). Um dos desafios do PRDNE é convergir linhas de atuação que indiquem caminhos para diminuir as disparidades sociais e econômicas que separam a área de atuação da Sudene das regiões mais desenvolvidas do país.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página