Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Grupo de Trabalho

Sudene participa de encontro sobre a PNDR

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 16h35

Foi a 23ª Reunião do GT1 da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, realizada hoje (10), em Brasília.

Foto da sala de reunião, com diversas pessoas sentadas à mesa e em cadeiras proximas à mesaatéria

Foto: MDR


O superintendente da Sudene, Mário Gordilho, marcou presença, juntamente com uma equipe de técnicos que estão trabalhando na elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, que foi apresentado durante o encontro. A explanação ficou por conta do engenheiro Renato Oliveira. Foi destacado que o PRDNE vai se basear em dois pilares, considerados novos paradigmas de desenvolvimento: a sustentabilidade e a revolução científica e tecnológica. A aposta na inovação é, portanto, uma das estratégias da Autarquia.

Sobre a abordagem territorial, a proposta do plano regional é utilizar as regiões geográficas intermediárias do IBGE como quadro de referência, uma vez que as ações implementadas nessas localidades podem contribuir para a estruturação dos municípios menores, levando à interiorização do desenvolvimento regional a partir da consolidação e fortalecimento de uma rede policêntrica.

A Sudene detalhou os eixos estratégicos que compõem o plano (Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional), incluindo cada programa com seus objetivos e projetos.

O grupo de trabalho que trata da Revisão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e seus instrumentos é formado por representantes do MDR, Casa Civil, Ministério da Economia e Ipea. Sudene Sudeco, Sudam, BNDES, BNB, BB, BASA e Suframa são convidados permanentes. Ao final da apresentação do PRDNE, os representantes das instituições participantes expuseram suas impressões e sugestões sobre o plano.

Uma das contribuições foi proporcionar uma maior integração entre os planos elaborados pelas três Superintendências vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Renato Oliveira explicou que os planos desenvolvidos pela Sudene, Sudam e Sudeco não foram feitos de  forma dissociada, uma vez que todos se basearam nas orientações do MDR e da PNDR vigente, além de considerarem a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Endes).

Mário Gordilho afirmou que a recepção dos participantes ao PRDNE foi bastante positiva, um indicativo de que o plano está no caminho certo, condizente com os anseios da sociedade e em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página