Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Segurança Pública

Superintendente da Sudene visita o Compaz

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 17h32

O gestor conferiu as atividades do Centro Comunitário da Paz de Água Fria na manhã desta quinta-feira (27).

Superintendente da Sudene e outras três pessoas ouvindo as explicações sobre o centro e conhecendo uma das instalações.

Foto: Divulgação (Sudene)


A convite do secretário executivo do Compaz, Filipe Sampaio, o superintendente Mário Gordilho conferiu a infraestrutura oferecida pelo Centro, com o propósito de conhecer iniciativas que podem ser replicadas em outros estados da área de atuação da Sudene. O levantamento de projetos e ações relevantes, que impactem positivamente no dia-a-dia do cidadão é uma das etapas do processo de consolidação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

O Centro disponibiliza para a comunidade biblioteca, atividades esportivas e culturais, serviços de Procon e mediação de conflitos, atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, aulas de Inglês, Espanhol e reforço escolar (Português e Matemática), práticas Integrativas e outras práticas. É coordenado pela Secretaria de Segurança do Recife, mas outras sete secretarias estão presentes, oferecendo diversos serviços públicos.

É uma iniciativa que visa à inclusão social e o fortalecimento comunitário, além de viabilizar uma experiência de prevenção da violência. Investir em programas voltados para crianças e adolescentes considerados vulneráveis (especialmente os que não trabalham, nem estudam) é considerado fundamental para frear a violência. Esse foi um dos pontos levantados pelo ex-ministro Raul Jungman, durante palestra proferida recentemente na Sudene, com o objetivo de apontar os principais pontos sobre segurança pública que devem ser abordados pelo PRDNE.

Um dos programas contemplados no PRDNE é o “Nordeste Pacífico”, inserido no Eixo de Desenvolvimento Social e Urbano, que traçou como metas reduzir os altos índices de violência na região, formar uma cultura de paz na sociedade nordestina, contribuir melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o aumento da competitividade da economia regional.

20190627 Compaz matéria2

Foto: Divulgação (Sudene)

Entre os projetos e ações previstos estão a prevenção para juventude vulnerável em territórios estratégicos, ampliação e melhoria da infraestrutura e dos serviços de segurança pública, implantação do Sistema Nacional de Segurança Turística, fortalecimento da inteligência para prevenção, enfrentamento da violência contra a mulher, fortalecimento das políticas de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas e de armas e reestruturação do sistema prisional.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página