Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Planejamento Regional

Sudene detalha PRDNE para equipes do Governo Federal

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) Social | Criado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 17h38

O evento começou hoje (03), em Brasília, e segue até o dia 5.

Superintendente Mário Gordilho fazendo a paresentação do PRDNE

Foto: Divulgação/Sudene


O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) está sendo apresentado aos ministérios setoriais do Governo Federal. Estão sendo detalhadas as ações previstas no documento, com foco na promoção do desenvolvimento includente e sustentável de área de atuação da Sudene e na integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

O superintendente da Autarquia, Mário Gordilho, explicou que o Plano se propõe a conduzir a política de desenvolvimento regional nos próximos 12 anos e está dividido em eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional.

Gordilho disse que a elaboração do PRDNE foi uma oportunidade ímpar de unir todos os governadores da área de atuação da Sudene, que foram ouvidos e tiveram suas sugestões acatadas. Destacou, ainda, que o corpo técnico da Autarquia está entusiasmado e voltado para essa ação, enquanto o Governo Federal criou um grupo interministerial que cuida de uma agenda para o Nordeste. Ele acredita que esse conjunto de fatores está sendo fundamental para colocar o plano em prática e implementar ações efetivas em prol do desenvolvimento da Região.

Para Mário Gordilho, a proposta dos governadores da área de atuação da Sudene de destinar 30% do orçamento do FNE para a infraestrutura dos estados, já acatada pelo Conselho Deliberativo da Sudene, é um dos caminhos para viabilizar os projetos prioritários elencados no PRDNE.

Foto da plateia e de um palestrante da Casa Civil

Foto: Divulgação/Sudene

O encontro está sendo promovido pela Sudene e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com apoio da Casa Civil da Presidência da República. O objetivo é levantar propostas para o Projeto Agenda Nordeste, um conjunto de ações estratégicas voltadas para o desenvolvimento da Região. Na ocasião, será montada uma estratégia para acompanhar a tramitação do Projeto de Lei do PRDNE na Câmara Federal. O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sudene no dia 24 de maio e terá vigência imediata entre 2020-2023, tramitando juntamente com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

 

 

Fim do conteúdo da página