Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Novas ideias

Sudene visita áreas de agricultura irrigada de MG

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 17h31

O objetivo da viagem foi conhecer experiências exitosas que possam ser replicadas na Bacia do São Francisco.


A foto mostra um campo verde com estrutura de agricultura irrigada.

Foto: divulgação

Projetos de agricultura irrigada em Unaí, em Minas Gerais, conseguiram maior produtividade graças ao uso racional de água.

O superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, acompanhou a comitiva liderada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que visitou Unaí, no noroeste mineiro, um dos principais municípios produtores rurais do estado, responsável por cerca 12% do feijão, 15% do algodão e 8% da soja colhidos em Minas Gerais. A produtividade de Unaí é superior à média estadual graças ao uso racional da água, por meio de técnicas de agricultura irrigada. A ideia é selecionar práticas que possam dar suporte à construção do programa de desenvolvimento da Bacia do São Francisco.

O MDR está construindo um projeto de promoção do desenvolvimento social e econômico baseado na aplicação de soluções integradas para as bacias dos Rios São Francisco, Parnaíba, Tocantins e Taquari, que prevê recuperação dos rios, preservação de nascentes, obras de saneamento, abastecimento de água para consumo humano e produção, arranjos produtivos integrados, fontes de energias renováveis e reuso da água. A Sudene é uma das instituições participantes dessa ação, juntamente com Codevasf, DNOCS e Sudeco.

De acordo com o MDR, o programa terá início pela Bacia do São Francisco, incluindo localidades beneficiadas pelo Projeto de Integração do rio, numa área que abrange 10 estados. A iniciativa deverá beneficiar cerca de 32 milhões de pessoas.


20200520 agriculturairrigada MG comitiva ministroFoto: divulgação

O superintendente Evaldo Cruz Neto (ao centro) integrou a comitiva do ministro Rogério Marinho (último à direita).

--
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página