Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Juros do FDNE são reduzidos

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Terça, 04 de Abril de 2017, 14h50 | Publicado: Terça, 04 de Abril de 2017, 15h05

A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (04).

Foto ilustrativa: Pixabay.com

20170404 atividadeprodutiva FDNE

De acordo com a Resolução nº 4560 do CMN, as taxas de juros dos Fundos de Desenvolvimento foram reduzidas em 0,50% para cada faixa de enquadramento em relação ao que estava vigorando no primeiro trimestre de 2017. As taxas passaram a variar de 7,35% a 8,6% ao ano (antes a variação era entre 7,85% e 9,10%) e estão valendo desde 1º de abril até 31 de dezembro deste ano para os fundos de desenvolvimento, incluindo o FDNE, administrado pela Sudene.

De acordo com o Ministério da Fazenda, os encargos financeiros a serem aplicados às operações de crédito contratadas com recursos dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), da Amazônia (FDA) e do Centro Oeste (FDCO) levaram em consideração a prioridade setorial e espacial atribuídas pelas Superintendências regionais, entre elas a Sudene, para os projetos.

Os Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FCO) e do Centro Oeste (FCO) também tiveram suas taxas reduzidas. O financiamento para investimento de empresas que faturam até R$ 90 milhões/ano eram de 8,55% e baixaram para 7,27% ao ano (com o bônus de adimplência), enquanto as empresas que faturam acima deste valor tiveram os juros reduzidos de 10,14% para 8,62% ao ano, também com bônus de adimplência. Houve redução de taxas também para outras modalidades de financiamento, como de Capital de Giro, incentivo a inovação.

Sobre o FDNE

Através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), a Sudene assegura recursos para a realização de investimentos em infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de novos negócios e novas atividades produtivas. O Fundo se destina a empreendimentos que venham a ser implantados, ampliados, modernizados ou diversificados na área de atuação da Autarquia.

O orçamento do FDNE para este ano é da ordem de R$ 1,5 bilhão. Atualmente, o Fundo financia 37 projetos.

MULTIMÍDIA - Ouça a seguir o boletim em áudio:

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página