Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Nova Resolução

FDNE fica mais atrativo com a redução de juros

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Segunda, 12 de Março de 2018, 15h58

A metodologia de cálculo para concessão de financiamento com recursos do Fundo foi alterada pelo CMN.

20180313 jurosbaixosdofdne materia

Arte: Ascom (Sudene)


O Conselho Monetário Nacional (CNM) editou resolução com o ajuste da nova metodologia, válida a partir deste mês de março, alinhando os encargos finais dos fundos de desenvolvimento às taxas dos fundos constitucionais. Essa medida atende a uma reivindicação da Sudene, efetivada através do Ministério da Integração Nacional, que elaborou Nota Técnica sobre resolução editada pelo CMN, em janeiro de 2018, que incorporava remuneração dos bancos operadores dos financiamentos, definida em 2,5% a.a., aos encargos a serem custeados pelos tomadores dos empréstimos.

Segundo o próprio Ministério da Fazenda, “o resultado disso é que as taxas finais dos financiamentos com recursos dos Fundos de Desenvolvimento ficaram maiores do que aquelas aplicadas nos empréstimos com recursos dos Fundos Constitucionais, em que a remuneração dos agentes operadores dos empréstimos é arcada pelos próprios Fundos”.

Breno Oliveira, economista da Sudene, informou que a Coordenação-Geral de Fundos de Financiamento e de Desenvolvimento da Autarquia foi responsável pela elaboração da Nota Técnica, explicando que as taxas maiores do FDNE estavam indo de encontro à politica monetária do Governo Federal. Com a reivindicação atendida pelo CMN, “as taxas de juros tiveram uma redução de, aproximadamente, 30%, tornando o FDNE mais atrativo”.
Confira tabela com os valores dos encargos do FDNE:

 Tipo de projeto  Antiga metodologia Nova metodologia
A 7,56% 5,30%
B 7,92% 5,65%
C 8,28% 5,99%
D 8,63% 6,34%

Valores calculados para março de 2018; taxas mensais anualizadas por meio da fórmula [(1+i)¹² - 1].

O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste é um dos instrumentos de ação da Sudene e se propõe a financiar empreendimentos que venham a ser implantados, ampliados, modernizados ou diversificados na área de atuação da Autarquia. 

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Flickr | Soundcloud

Fim do conteúdo da página