Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > FNE emergencial > Como solicitar recursos
Início do conteúdo da página

Como solicitar os recursos

header capa informacoes

 

#NoCombateAoCoronavirus

Nesta página, você pode conferir todas as informações sobre a linha de crédito emergencial do FNE, incluindo:

  • Como funciona;
  • Quem pode ter acesso;
  • Quais são os valores que podem ser solicitados;
  • Qual é a taxa de juros e em quanto tempo o empréstimo pode ser pago;
  • Como solicitar os recursos.

  

 

O QUE É A LINHA DE CRÉDITO EMERGENCIAL DO FNE?


É um financiamento de recursos a juros baixos para promover a recuperação ou preservação das atividades produtivas dos beneficiários da área de atuação da Sudene afetados pelo estado de calamidade pública reconhecido por ato do Poder Executivo decorrente da emergência de saúde pública relacionada ao coronavírus (Covid-19).


 

QUEM PODE TER ACESSO À LINHA DE CRÉDITO?


Pessoas físicas e jurídicas da área de atuação da Sudene, incluindo cooperativas, que desenvolvam atividades produtivas não rurais, especialmente aquelas vinculadas aos setores de empreendimentos comerciais e de serviços.

O crédito está disponível nos estados que tenham a situação de emergência ou calamidade pública em virtude da pandemia reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional.


 

QUAIS SÃO OS LIMITES DE FINANCIAMENTO?


Para a modalidade capital de giro isolado, serão disponibilizados até R$ 100 mil por beneficiário. O recurso poderá ser utilizado em despesas de custeio, manutenção, formatação de estoque e pagamento de funcionário, contribuições e despesas diversas.

Já para investimentos, serão disponibilizados até R$ 200 mil por beneficiário, com a finalidade do empreendedor investir e, ao mesmo tempo, utilizar o recurso como capital de giro.


 

QUAIS SÃO AS TAXAS E CONDIÇÕES DESTA LINHA DE CRÉDITO EMERGENCIAL?


A taxa de juros é de 2,5% ao ano. Para capital de giro, os beneficiários terão 24 meses para pagar as prestações, com carência mínima de 4 meses e máxima até 31/12/2020.

Para as operações envolvendo investimentos, o prazo será fixado pelo Conselho Deliberativo da Sudene, com carência máxima também até 31/12/2020.


 

COMO SOLICITAR O FINANCIAMENTO?


Os interessados devem entrar em contato com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), nosso parceiro responsável pela operacionalização dos recursos. Utilize o site www.bnb.gov.br ou quaisquer outros canais de teleatendimento disponibilizados pela instituição bancária. Você também deve utilizar estes meios para tirar dúvidas sobre documentação e outros assuntos.


 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

assinatura site

Fim do conteúdo da página