Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Comunicação > Notícias > Articulação > Rota de TIC é instalada na Paraíba
Início do conteúdo da página
Inovação

Rota de TIC é instalada na Paraíba

Criado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 16h11

Instalação aconteceu durante a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico das Rotas de TIC e da Economia Circular.

Grupo sentando em forma de círculo, durante uma das oficinas do evento.

Foto: Divulgação


O evento, realizado entre os dias 10 e 12 deste mês nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e contou com a participação da Sudene. O economista José Farias, da Diretoria de Planejamento da Autarquia, fez uma explanação sobre o eixo estratégico de Inovação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

A Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi denominada Paraíba Digital e terá um formato semelhante ao da Rota Mangue Digital, lançada em Recife (PE) no mês de junho. A ideia é que o polo de tecnologia paraibano se transforme, até 2030, em um ecossistema integrado, colaborativo, gerador de negócios e indutor de um novo modelo de desenvolvimento para o estado.

A carteira de projetos do Polo Paraíba Digital tem como eixos o acesso a mercados e competitividade; desenvolvimento e inovação; recursos humanos, inclusão produtiva e capacitação empreendedora; marco regulatório, território e infraestrutura; financiamento e investimento. Neste último eixo está prevista a participação do FNE, além da utilização dos fundos e incentivos para a implantação de empreendimentos. Segundo José Farias, a carteira de projetos poderá ser objeto de emendas parlamentares, devendo ser apresentada aos deputados.

A Sudene,  em parceria com o MDR, dará apoio ao polo e seu comitê gestor (constituído na oficina) no âmbito do programa Rotas de Integração. Durante a oficina foi destacado que um diferencial desta rota é o trabalho conjunto e integrado entre João Pessoa e Campina Grande. O evento debateu desenvolvimento regional e urbano; competitividade e inovação da Paraíba; oportunidades e ações locais para a economia digital e para a economia circular e perspectivas de transformação digital.

Entre os pontos positivos da Paraíba para receber a Rota estão a posição geográfica estratégica, liderança nacional em unidades e polos EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação), marco legal de inovação implantado, mão de obra qualificada, infraestrutura de comunicação e possibilidade de utilização do FNE Inovação.

Rotas da Integração Nacional

É um programa prioritário no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com o objetivo de potencializar uma rede de APLs setorial e territorialmente interligados, de modo a produzir efeitos significativos para o desenvolvimento regional e urbano. A partir de redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Programa Rotas de Integração Nacional busca promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, sempre por meio de ações coletivas coordenadas e iniciativas de agências de fomento. Elas são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o desenvolvimento de regiões.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

 

 

Fim do conteúdo da página