Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Comunicação > Notícias > Articulação > Sudene avalia apoio a setor espacial
Início do conteúdo da página
Desenvolvimento tecnológico

Sudene avalia apoio a setor espacial

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 13h14

Autarquia vem debatendo com a Agência Espacial Brasileira (AEB) a possibilidade de inclusão do setor nas prioridades de 2021.


20200731 agenciaespacialbrasileira sudene materia

Foto: Pexels.com (ilustrativa)

Estímulo ao setor espacial pode desencadear o desenvolvimento de novas tecnologias, trazendo benefícios para a região.

O assunto será debatido pelo Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene e, em caso de aprovação pelo colegiado, o setor espacial poderá contar com o acesso a condições especiais de linhas de financiamento a partir de 2021, consideradas um importante fator de atração e de análise de decisão das empresas quanto à instalação em estados da Região.

Os benefícios dessa inclusão incluem as linhas de crédito dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). As empresas que se instalarem nos estados onde a Sudene atua também poderão contar com os incentivos fiscais administrados pela Autarquia, entre eles os de Redução de até 75% do IRPJ e o Reinvestimento.

O FDNE é destinado a empreendimentos de interesse de pessoas jurídicas que venham a ser implantados, ampliados, modernizados ou diversificados na área de atuação da Sudene e os limites de financiamento podem ser de até 80% do investimento total do projeto, limitada a 90% do investimento fixo. Os limites de financiamento e prazos do FNE orientam-se pela natureza da linha de crédito, da localização, do porte e dos programas de financiamentos estabelecidos pelo banco administrador e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Sudene. Já os incentivos fiscais se propõem a estimular os investimentos privados prioritários, as atividades produtivas e as iniciativas de desenvolvimento sub-regional.

O Superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, ressalta a importância da parceria entre as duas instituições e do apoio ao setor, com foco no desenvolvimento de novas tecnologias na Região. O gestor enfatiza que a Sudene irá apresentar ao Condel proposição para que o setor passe a ser considerado prioritário a partir do próximo ano.

 

--
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página