Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Comunicação > Notícias > Regional > Sudene debate projetos prioritários para o Nordeste
Início do conteúdo da página
PRDNE

Sudene debate projetos prioritários para o Nordeste

Autarquia reúne secretários de Planejamento dos estados da área de atuação da superintendência para ratificar iniciativas que irão constar na versão final Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

20190703 sudene estados materia

Onze estados envolvidos e mais de 130 projetos em debate. A pauta da próxima reunião do Comitê de Articulação das Secretarias de Estados da Área de Atuação da Sudene irá definir, nesta quinta-feira (04), quais iniciativas devem fazer parte da versão do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), a ser encaminhada pela Presidência da República ao congresso nacional até agosto. O encontro com os secretários de planejamento dos governos estaduais da região, além de Minas Gerais e Espírito Santo, acontecerá em Recife (PE) a partir das 8h30.

A priorização dos projetos vai acontecer de acordo com critérios estabelecidos pela Sudene em sintonia com as estratégias abordadas no PRDNE. A ideia é destacar iniciativas que, prioritariamente, atendem a vários estados ao mesmo tempo e sejam capazes de integrar geoeconomicamente a região. Minimizar os impactos ambientais, solucionar desafios de forma inovadora e contribuir para a dinamização produtiva da região também serão parâmetros a serem considerados.

A Sudene também irá apresentar propostas de instrumentos para viabilização dos projetos em análise. Para tanto, foram convidados representantes da Casa Civil e da Caixa Econômica Federal para apresentarem, respectivamente, os objetivos e funcionamento do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP).

Sobre o PRDNE

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste foi aprovado durante a 25ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, ocorrida em no último dia 24 de maio. O PRDNE terá vigência imediata entre 2020 e 2023, tramitando juntamente com o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal e está dividido em eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional.

A abordagem territorial proposta pelo plano regional tomou como referência as regiões geográficas intermediárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram identificadas 50 regiões intermediárias, das quais nove são capitais e 41 cidades do interior. A ideia é fortalecer as cidades nordestinas de articulação intermediária, desconcentrar e interiorizar o desenvolvimento regional e consolidar o fortalecimento de uma rede policêntrica de cidades.

A Sudene contou, ainda, com contribuições de diversos segmentos, além de ter aberto consulta pública para colher sugestões da sociedade e promoveu encontros com representantes dos governos estaduais onde atua. O superintendente Mário Gordilho visitou todos os governadores do Nordeste, além de Minas Gerias e Espírito Santo.


EVENTO

Reunião do Comitê de Articulação de Secretarias de Estado
Data: 04/07/2019
Horário: 8h30 às 17h
Local: Hotel Luzeiros (Rua Barão de Santo Ângelo, 100, Pina, Recife – PE)

 

Programação prevista
Horário Atividade
8h30 Abertura pelo Superintendente Mário Gordilho
8h45 Apresentação dos projetos priorizados pela Sudene aos secretários estaduais
09h15 Discussão e validação dos projetos priorizados pelos secretários estaduais
10h45 Coffee Break
11h15 Assinatura de ata pelos secretários aprovando a priorização após as considerações feitas
14h Apresentação da SEGOV/PR sobre o PPI
14h30 Apresentação da Vice Presidente da Caixa sobre o FEP (Fundo de Estruturação de Projetos)
15h Perguntas e respostas
16h Encaminhamentos
16h15 Coffee Break
17h Encerramento

 

 

---

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página