Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Comunicação > Notícias > Regional > Encontro debate ações para municípios do NE
Início do conteúdo da página
Semiárido

Encontro debate ações para municípios do NE

Criado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 16h41

Sudene, Casa Civil, Segov e MDR definem municípios-pilotos da Agenda Nordeste Semiárido.

mesa de reunião com representantes da Sude e monitor com imagem dos outros participantes

Foto: Ascom (Sudene)


Em videoconferência realizada nesta quinta-feira (11), representantes das três instituições deram início ao processo de seleção das localidades que serão contempladas com políticas públicas voltadas para o semiárido. A princípio, serão escolhidos quatro municípios (e entorno) que serão atendidos por projetos de educação, conectividade, água e melhoria da gestão pública. A ideia é eleger indicadores, como o índice de segurança hídrica, que irão embasar os critérios de escolha.

O superintendente da Sudene, Mário Gordilho, participou da reunião e sugeriu que, após a escolha dos municípios, a equipe da Autarquia entre em contato com os prefeitos, que terão a oportunidade de apresentar propostas. Após esse primeiro contato será realizada uma oficina com os representantes municipais, ainda neste mês de julho. A metodologia da oficina será definida na terça-feira (16) da próxima semana, em Brasília.

Também presente à videoconferência, o coordenador geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação, Robson Brandão, enfatizou que “esse trabalho tem interface com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE)”, que tem como proposta de abordagem territorial a utilização das regiões geográficas intermediárias do IBGE como quadro de referência. O objetivo é fortalecer as cidades nordestinas, sobretudo aquelas situadas na base da rede urbana, e aquelas de articulação intermediária, como tentativa à desconcentração e à interiorização do desenvolvimento regional a partir da consolidação e fortalecimento de uma rede policêntrica.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página