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Sudene desenvolve plataforma para facilitar acompanhamento de emendas parlamentes

Ideia é facilitar o monitoramento dos trâmites financeiros e administrativos envolvendo os repasses. 

 

A foto mostra um notebook ligado e uma mão de um usuário a digitar no teclado da máquina. 
Ilustração: Ascom (Sudene)


Em 2018, a Sudene coordenou a aplicação de mais de R$ 36 milhões por meio de 58 emendas parlamentares. Para este ano, a previsão é firmar 22 convênios, possibilitando investimentos de mais de R$ 11 milhões sobretudo na área de infraestrutura e gestão de recursos hídricos. E foi justamente com o objetivo de dar mais agilidade ao controle e execução destes recursos que a autarquia disponibilizou na última sexta-feira (09) o SAEP, ou Sistema de Acompanhamento de Emendas Parlamentares. 

A plataforma foi concebida pela Coordenação-geral de Tecnologia da Informação da superintendência. Além de ser acessado pelos gestores da Sudene, o sistema também permite o acompanhamento das emendas pelos parlamentares, prefeitos e assessores. O acesso se dá através do número de qualquer emenda parlamentar a ser executada pela Sudene. O usuário precisa realizar um cadastro com nome completo, CPF, telefone e senha.

Entre as informações disponibilizadas pelo SAEP estão os valores orçamentários, lista de parlamentares com emendas executadas pela Sudene, municípios atendidos, objetivos dos convênios, além de acompanhamento da execução financeira. A ideia é facilitar o monitoramento das etapas pelos parlamentares e representantes dos municípios, encurtando o tempo de resposta para solucionar pendências envolvendo análises de planos de trabalho, projetos, prestação de contas e outras etapas.

O sistema, no entanto, não substitui a Plataforma + Brasil, o sistema oficial do Governo Federal para gestão de convênios.

O SAEP pode ser acessado pelo endereço emendas.sudene.gov.br

 

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