Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Articulação > Audiências em Brasília discutem perspectivas para o Nordeste
Início do conteúdo da página

Audiências em Brasília discutem perspectivas para o Nordeste

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Quarta, 22 de Março de 2017, 16h56 | Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 17h04

Superintendente Marcelo Neves e equipe técnica cumpriram agenda de compromissos na capital federal. 

 Foto: Marcus Calheira (Sudene)

Foto de reunião de parlamentares e o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, em Brasília. As pessoas estão sentadas em uma mesa e uma delas fala no microfone.

 

Cumprindo agenda em Brasília nesta quarta-feira (22), o superintendente Marcelo Neves participou de alguns eventos na capital federal. Pela manhã, o gestor da autarquia participou de encontro com a Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados. A convite do líder deste grupo parlamentar, deputado Júlio Cesar (PSD-PI), o líder da Sudene debateu a respeito da Lei 13.340/2016. O texto regulamenta a renegociação de dívidas com produtores rurais do Norte e do Nordeste, prevendo descontos de até 95% para aqueles que quitarem o débito em financiamentos de menor valor. 

A lei, no entanto, permite a renegociação de operações de crédito rural contraídas até 31 de dezembro de 2011. A audiência da manhã estudou a possibilidade de prorrogação dos débitos vencidos de 2012 a 2016. Além de abordar as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais durante a atual estiagem que castiga o Nordeste, o superintendente Marcelo Neves cobrou agilidade no debate sobre as dívidas. “Boa parte da classe rural nordestina não consegue acesso ao crédito e isso dificulta o deslanchar da nossa economia", comentou. 

Na semana passada, o tema ganhou novo destaque com o pedido feito no último dia 15 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) à Caixa Econômica Federal para suspender temporariamente das cobranças de dívidas dos produtores rurais afetados pela seca que contrataram operações de crédito no período de 2012 a 2016. Vale lembrar que a Confederação é membro do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel).

COMPLEMENTANDO AGENDA

20170322 AgendaBrasilia SenadorRobertoRocha2 materia

Marcelo Neves (foto acima) também se reuniu com o senador Roberto Rocha (PSB-MA). O parlamentar debateu, junto ao superintendente, os critérios de delimitação da região do semiárido brasileiro e falou sobre a implantação da Zona de Exportação do Maranhão (Zema), projeto de autoria do político. A iniciativa prevê a criação de uma área de livre comércio no porto de Itaqui (MA).

Rocha também reiterou a importância de órgãos de desenvolvimento, a exemplo da Sudene, e comprometeu-se em apoiar ações de fortalecimento a estas entidades.

20170322 AgendaBrasilia AgriBrasil2 materia

Em outra audiência (foto ao lado), o Diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos, Sérgio Wanderley Silva, e técnicos da Sudene receberam, no escritório da autarquia em Brasília, representantes da Agri Brasil. A empresa pretende implantar um empreendimento leiteiro em Jaborandi (BA), com perspectivas de produção diária de um milhão de litros de leite por dia, retirados de cerca de 200 mil vacas de alta produtividade. O complexo deve gerar 7 mil empregos diretos e indiretos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página