Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Articulação > PI debate desenvolvimento industrial
Início do conteúdo da página
Apoio à indústria

PI debate desenvolvimento industrial

Criado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 15h04

O Roadshow “Investimento e Desenvolvimento do Nordeste” foi realizado nesta sexta-feira (06).

Foto: Divulgação

Foto da plateia em primeiro plano e da mesa de abertura ao fundo. Do lado direito, próximo à mesa está o superintendente da Sudene, em pé, fazendo o seu discurso.


O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), em Teresina, capital do Estado, através de uma parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Associação Nordeste Forte, que reúne as federações das indústrias dos estados que compõem a região nordestina. A abertura contou com as participações do superintendente da Autarquia, Marcelo Neves; do presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza Filho, e da economista da Confederação da Indústria (CNI) e especialista em políticas da indústria, Suzana Peixoto.

Marcelo Neves enfatizou que a proposta do Roadshow é fomentar, estimular e criar alternativas que propiciem o desenvolvimento da área de atuação da Sudene, ampliando as possibilidades de investimentos. O superintendente afirmou, ainda, que é preciso “olhar para novos nichos da economia, como a energia renovável, que podem possibilitar a atração de novos investimentos, inclusive de outras cadeias”. Ele destacou também a importância de apoiar a indústria tecnológica e a educação, que podem “transformar os índices sociais da Região”.

Representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) apresentaram seus instrumentos de ação. Coube à Sudene explanações sobre os Fundos Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), além dos incentivos fiscais, responsáveis pela atração  a implantação de empreendimentos nos estados da área de atuação da Sudene. O encontro contou com debates sobre projetos, recursos e desafios à promoção do desenvolvimento industrial da Região.

O Roadshow é uma série de encontros que estão sendo realizados nos estados do Nordeste, com o objetivo de viabilizar um modelo de atração de empresas para a região, inclusive facilitando o acesso de micro, pequenas e médias empresas aos instrumentos disponibilizados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. A ideia é levar informações aos empresários sobre a atuação da Superintendência e das instituições parceiras, focando nas políticas capazes de atrair projetos que impulsionem o desenvolvimento, ampliando a geração de emprego e renda. O evento já foi realizado nos estados de Alagoas, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A abertura aconteceu em Recife (PE).

 

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Flickr | Soundcloud

Fim do conteúdo da página