Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Releases > Articulação > Encontro técnico debate desenvolvimento regional
Início do conteúdo da página
Articulação

Encontro técnico debate desenvolvimento regional

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 11h43

Autarquia recebeu representantes do BNDES e Rede Plades para debater estratégias e ações pelo Nordeste.

Foto de pessoas ao redor de uma mesa durante uma reunião.

Na ocasião, o diretor de Administração, Antônio Magalhães Ribeiro, representou o superintendente Marcelo Neves.
Foto: Assessoria de Comunicação (Sudene)


Uma manhã inteira de apresentações técnicas com olhares voltados ao desenvolvimento regional. Assim foi parte da agenda de atividades da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste ontem (17/01), ocasião em que a autarquia federal recebeu representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Temática entre Instituições de Ensino Superior Públicas do Nordeste (Rede Plades). Pela Sudene, além de técnicos de várias coordenações, estiveram presentes os diretores de Administração, Antonio Magalhães Ribeiro – que representava o superintendente Marcelo Neves – e Planejamento, Alexandre Gusmão.

Além de promover a articulação entre os agentes públicos, o encontro também pretendeu socializar experiências na área e convergir esforços com vistas a criar uma agenda comum voltada ao desenvolvimento da área de atuação da Sudene.

A instituição financeira apresentou suas linhas de atuação para promover uma nova leitura para aplicação dos recursos do banco. A ideia do BNDES é concentrar esforços voltados para, entre outros projetos, construir uma política industrial territorializada e estruturar de ações de desenvolvimento social, sobretudo para mitigar os efeitos da crise hídrica. Também foram mencionadas ações para o aperfeiçoamento de instrumentos com informações georreferenciadas e investimentos em um programa para gestão pública e modernização da administração tributária (BNDES PMAT).

No entendimento de Antonio Magalhães Ribeiro, além de constituir uma parceria relevante para financiamentos de projetos das áreas de tecnologia, gestão pública e outros de cunho social voltados para atendimentos das necessidades locais, a aproximação entre Sudene e BNDES abre ainda perspectivas para financiamentos de grandes projetos, colaborando para atração de investimentos na região. O banco, por sua vez, deixou claro que a experiência da Sudene com o planejamento voltado ao desenvolvimento regional contribui estrategicamente para orientar os recursos do BNDES no Nordeste, especialmente para projetos relacionados a infraestrutura, tecnologias sociais e de compatibilização dos investimentos setoriais a partir da dinâmica urbana.

Representantes da Rede Plades também estiveram presentes no encontro. A iniciativa é um desdobramento das ações Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Plades). A proposta, no entanto, é mais ampla: a ideia é reunir unidades públicas de ensino superior do Nordeste e outros agentes (públicos e privados) para contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável. A rede espera desenvolver ações nas áreas de pesquisas, extensão e capacitação.

O diretor de Administração da Sudene, Antonio Magalhães Ribeiro reconheceu a importância das questões apresentadas e avaliou o encontro como muito positivo ,“tendo significado um excelente ponto de partida para a concretização das parcerias com vistas ao alcance dos objetivos comuns”. O gestor assegurou, ainda, que a diretoria da Sudene concluirá, na próxima semana, um documento síntese que apresentará ao BNDES os interesses mais imediatos da autarquia para execução. As questões também servirão como insumos para a construção do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), objeto de entendimentos avançados entre a Sudene e o Banco de Desenvolvimento.



Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Flickr | Soundcloud 

Fim do conteúdo da página