Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Regional > Sudene e federações das indústrias debatem PRDNE
Início do conteúdo da página
Desenvolvimento Regional

Sudene e federações das indústrias debatem PRDNE

Criado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 16h19

Encontro aconteceu em Brasília, dia 28, na CNI, com a participação da Associação Nordeste Forte.

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e o Sistema Produtivo da Região foi o tema da apresentação da Sudene. Foi destacado que o plano é um instrumento de ação previsto na Lei Complementar 125 de 2007, que criou a Sudene, tendo o objetivo de ser um instrumento de redução das desigualdades regionais. Ele terá força de lei, deverá ser submetido ao Congresso Nacional, será revisado anualmente e tramitará juntamente com o Plano Plurianual (PPA).

Um dos pontos levantados na apresentação foi o mapeamento dos problemas da Indústria Regional, como baixa competitividade e nível insatisfatório de investimento. Para enfrentar essas questões, a ideia é buscar ampliar o nível de Investimento de, aproximadamente, 16% do PIB para 25% do PIB em cinco anos; crescer 2% acima da taxa de crescimento nacional; melhorar a infraestrutura produtiva da região; e montar um comitê executivo de implantação das principais obras elencadas.

A Sudene pretende mobilizar e articular os atores nacionais e regionais que possam contribuir com a elaboração do PRDNE, definindo uma agenda comum. A Associação Nordeste Forte – que reúne os presidentes das Federações das Indústrias da região – é parceira da Autarquia em outras ações, como a série de Roadshows denominada de “Investimento e Desenvolvimento do Nordeste”. O evento itinerante percorreu os 11 estados da área de atuação da Superintendência e levou informações à classe empresarial sobre os instrumentos disponibilizados pela Autarquia.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página