Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Regional > Sudene debate Nordeste e recursos hídricos durante evento no CE
Início do conteúdo da página
Recursos hídricos

Sudene debate Nordeste e recursos hídricos durante evento no CE

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 12h55

Autarquia foi uma das instituições convidadas para abordar temas relevantes ao desenvolvimento sustentável da região.

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste esteve no Ceará na última sexta-feira (31) para participar de um dos painéis do Ciclo de Seminários Regionais, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O evento ocorreu na sede do Banco do Nordeste na capital cearense.

O objetivo do encontro foi aproximar instituições financeiras e parceiros locais para tratar sobre questões ligadas ao desenvolvimento sustentável do Nordeste, considerando as vocações econômicas da região.

A Sudene integrou a mesa que tratou sobre a questão da água para o Nordeste e ratificou a importância do tema para as atividades da autarquia, sobretudo como item fundamental do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Para a Superintendência, a água é um dos principais fatores para o desenvolvimento econômico da região. Daí a importância de colocar os recursos hídricos em papel de destaque durante a elaboração do plano.

Instrumento de ação que baliza a administração de recursos e políticas para a área de atuação da superintendência, o PRDNE encontra-se em fase de planejamento. A Sudene tem realizado diversas articulações com parceiros públicos e privados para formatar propostas de desenvolvimento que assegurem o desenvolvimento, a justiça social e a preservação dos ativos ambientais da região.

Outras ações da Sudene envolvendo o tema foram listadas pela autarquia federal. O macrozoneamento ecológico-econômico da Bacia hidrográfica do Rio São Francisco foi uma das iniciativas lembradas. O projeto prevê a realização de um diagnóstico socioambiental para identificar potencialidades econômicas e estabelecer ações de preservação dos recursos naturais do Velho Chico.

Foi destacada também a disponibilização de recursos pela Sudene neste ano para eleger iniciativas de reuso de águas cinzas domiciliares, integrado com atividades produtivas e de segurança alimentar no semiárido. A ideia é dar um novo destino à água que seria normalmente descartada. A Sudene pretende, com isso, estimular projetos que permitam a convivência rentável e ecologicamente equilibrada com as condições climáticas características do semiárido. A autarquia já realizou a avaliação técnica das propostas e articula as primeiras atividades para construção dos sistemas. A Sudene avalia implantar o projeto nos domicílios de 80 famílias residentes na área do semiárido, com local ainda a definir.

O evento no Nordeste marcou a última etapa do Ciclo de Seminários Regionais proposto pela ABDE em 2018.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste 
(81) 2102-2102 
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página