Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Regional > Sudene cumpre agenda em Minas Gerais
Início do conteúdo da página

Sudene cumpre agenda em Minas Gerais

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 16h40

Autarquia esteve no estado na última semana apresentando projetos para a região.

Gestão pública e desenvolvimento regional foram alguns dos temas abordados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste durante agenda da autarquia em Minas Gerais nos últimos dias 12 e 14. Os compromissos  no estado tiveram o objetivo de apresentar alguns dos projetos em curso para a região.

Na quarta-feira (13), a primeira reunião em solo mineiro ocorreu junto à prefeitura de Montes Claros. No encontro, gestores e técnicos da Sudene trataram de possibilidades de projetos e deliberaram sobre o andamento de uma das mais recentes iniciativas da instituição federal: o plano de desenvolvimento econômico e sustentável para Montes Claros. Em fase inicial de concepção, a ideia do estudo é estabelecer indicadores e alternativas que orientem a gestão pública a direcionar investimentos para ações que estimulem as vocações econômicas da cidade, proporcionando crescimento e bem-estar social.

No dia seguinte, a comitiva da Sudene iniciou sua agenda de trabalho com uma audiência na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS). Além de tratarem sobre o tema da reunião anterior, os participantes abordaram as ações em curso para a construção do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), um dos principais instrumentos de ação da superintendência.

Durante o encontro, também foram detalhados os objetivos do programa + Gestão Municipal. A iniciativa busca aprimorar a capacidade de gestão do poder público local através da oferta de treinamentos para elaboração de projetos e uso do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). Também integra o programa a realização de um seminário sobre desenvolvimento local e os desafios da gestão municipal. O calendário de atividades para a edição mineira do programa está em construção. Ontem (16), encerrou-se o prazo proposto pela autarquia para o recebimento de propostas de parceiros interessados em viabilizar o projeto em Minas Gerais e Espírito Santo. A expectativa da superintendência é levar o projeto para estes estados ainda em 2018.

A Sudene também aproveitou a oportunidade para buscar o apoio da AMAMS para outro projeto sobre administração pública local. Trata-se de um levantamento para medir a qualidade dos gastos dos recursos públicos pelos prefeitos da área de atuação da autarquia. A ideia é estabelecer índices que avaliem a gestão fiscal dos gestores, mensurando os impactos em áreas estratégicas ao desenvolvimento econômico e sustentável das cidades, como educação, saúde, empreendedorismo, finanças, entre outros. Técnicos da diretoria de planejamento da Sudene já trabalham no aperfeiçoamento da metodologia de avaliação dos participantes.

A Sudene retomou os assuntos na audiência seguinte, desta vez na Universidade estadual de Montes Claros (Unimontes). Uma das novidades do encontro foi a apresentação dos resultados preliminares do Fórum de Desenvolvimento da Área Mineira da Sudene. Realizado entre os dias 05 e 07 de junho, o evento ofereceu minicursos sobre elaboração de projetos e finanças solidárias e avaliou trabalhos acadêmicos submetidos ao fórum. As instituições também debateram a viabilidade de apoio financeiro a pesquisas aplicadas de desenvolvimento tecnológico no semiárido. O objetivo é estruturar uma seleção de propostas (apresentadas pelas universidades da área de atuação da autarquia) que melhorem a convivência com o semiárido e/ou contribuam para o aumento da produtividade das atividades nessa região.

À noite, a Sudene marcou presença na Na 22ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (FENICS).

Encerrando sua agenda de compromissos em Minas Gerais, a Sudene participou de mais uma reunião na Unimontes na manhã da última sexta-feira (14), com posterior participação em um evento realizado pelo Banco do Nordeste.

 

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste 
(81) 2102-2102 
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página