Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Releases > Regional > Sudene lança estudo sobre produção agrícola regional
Início do conteúdo da página
Publicação

Sudene lança estudo sobre produção agrícola regional

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 15h39

Levantamento apresenta os vinte produtos mais relevantes para o setor agrícola na área de atuação da autarquia.

Tão grande quanto a extensão territorial da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste é a quantidade de informação sobre os aspectos sociais, econômicos e ambientais da região. E foi pensando em apresentar estes dados de uma forma mais didática que a autarquia produziu o Perfil Produtivo Agrícola. Disponibilizado no site da autarquia no último dia 12, o levantamento apresenta os vinte produtos mais relevantes para a balança comercial do setor agrícola, considerando os onze estados sob influência da instituição federal.

Produzida pela equipe técnica da Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene (CGEP), o levantamento traz um recorte regional dos dados da edição 2016 da Produção Agrícola Municipal (PAM), disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Partindo de informações como área plantada, área destinada à colheita, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção, a Sudene efetuou análises estatísticas das variáveis e elaborou mapas e infográficos para os dez produtos de maior quantidade produzida de dois conjuntos: culturas temporárias, sujeitas ao replantio após a colheita, e permanentes, aquelas vinculadas ao solo e que possuem período de vida mais prolongado. No primeiro grupo, a banana lidera o ranking, com 2,7 milhões de toneladas produzidas em 2016, enquanto a cana-de-açúcar vem em primeiro lugar no grupo das culturas permanentes, com 128 milhões de toneladas.

O trabalho da Sudene apresenta, ainda, comparações regionais – considerando a área de atuação da Sudene, a região do Semiárido e Brasil – e temporais, avaliando os índices apresentados entre 2006 e 2016. Também é possível identificar quais foram os municípios que apresentaram os maiores valores em quantidade produzida e rendimento médio em cada uma das culturas avaliadas.

Para acessar o Perfil Produtivo Agrícola, basta clicar aqui. Boa leitura!

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste 
(81) 2102-2102 
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página