Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Regional > Contribuições da Embrapa para o PRDNE
Início do conteúdo da página
Planejamento

Contribuições da Embrapa para o PRDNE

Criado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 16h06

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) foi tema de reunião realizada dia 04, na Sudene.

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste deu mais um passo para a construção do Plano. O encontro com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) levantou as grandes linhas a serem seguidas, como acesso à água; cadeias produtivas; reestruturação produtiva de atividades tradicionais; novas atividades econômicas na agricultura do semiárido; ciência, tecnologia e inovação; e produção local de alimentos. Em breve, as duas instituições vão assinar um acordo de cooperação, definindo as ações em conjunto. A Sudene vem ouvindo sugestões de diversos parceiros e atores voltados para o desenvolvimento regional, com o objetivo de elaborar o PRDNE com a participação da sociedade.A reunião contou com a participação do superintendente da Autarquia.

Pesquisa e Desenvolvimento para a Inovação na Agropecuária e no Rural Nordestinos foi o tema de uma apresentação da Embrapa, que abordou, entre outras questões, “o futuro possível para a agricultura e a alimentação”, o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, desafios agroalimentares nos biomas brasileiros e qualidade de vida no espaço rural. Para a inovação no semiárido, as estratégias apontadas incluem foco na inovação aberta: parceria com o setor produtivo; estabelecimento de parcerias públicas e privadas; elaboração e desenvolvimento de projetos; transferência de soluções para as cadeias produtivas; e avaliação de impactos produzidos.

PRDNE

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) - em elaboração pela Coordenação-Geral de Cooperação e Articulação de Políticas (CGCP) da Diretoria de Planejamento - é um instrumento de ação previsto na Lei Complementar 125 de 2007, que criou a Sudene, tendo o objetivo de ser um instrumento de redução das desigualdades regionais. Ele terá força de lei, deverá ser submetido ao Congresso Nacional, será revisado anualmente e tramitará juntamente com o Plano Plurianual (PPA). A Sudene pretende mobilizar e articular os atores nacionais e regionais que possam contribuir com a elaboração do PRDNE, definindo uma agenda comum.

A elaboração do plano conta com a parceria do Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), viabilizada através de um Acordo de Cooperação.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste 
(81) 2102-2102 
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página