Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Releases > Regional > Sudene cumpre agenda na Bahia
Início do conteúdo da página
Desenvolvimento regional

Sudene cumpre agenda na Bahia

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 14h57

Autarquia debateu instrumentos e ações pelo Nordeste durante evento voltado ao setor industrial.



20171117 roadshow fieb BA materia foto1

Foto: Betto Jr./Coperphoto/Sistema FIEBEvento reuniu agentes do setor industrial da Bahia para uma agenda de desenvolvimento regional.


O estado da Bahia foi o anfitrião da mais recente edição do roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste. O evento, fruto de parceria entre a Sudene e as federações das indústrias da área de atuação da Autarquia, apresentou mais informações sobre alguns dos instrumentos utilizados pela superintendência para alavancar o desenvolvimento regional. Além da Sudene, participaram do encontro desta sexta-feira (17) a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), que sediou o evento, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e os Bancos Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Nordeste (BNB). O governo local esteve presente através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE - BA) e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).

Para o superintendente Marcelo Neves, o apoio da Sudene através dos fundos de investimento e incentivos fiscais, é uma alternativa estratégica para atenuar os atuais gargalos enfrentados pelo setor industrial, sobretudo no que diz respeito a investimentos, capital de giro e recursos para a manutenção dos negócios.


20171117 roadshow fieb BA materia foto2

Foto: Betto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB
Superintendente da Sudene, Marcelo Neves, durante abertura do roadshow.


Parte da programação do evento foi dedicada justamente a estes instrumentos da Sudene: empresários, investidores e agentes públicos puderam tirar dúvidas sobre as formas de acesso aos Fundos Constitucional e de Desenvolvimento do Nordeste – FNE e FDNE, e como pleitear as reduções do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) oferecidas pela Sudene.

O presidente da FIEB, Antonio Ricardo Alvarez Alban, explicou que o setor industrial permite um encadeamento produtivo com alto valor agregado, capaz de gerar enriquecimento e bem-estar social. Neste sentido, segundo o dirigente, “a Sudene é mais um ator importante para mitigarmos as diferenças”. E continuou: “Precisamos de uma superintendência fortalecida e representativa para diminuir as diferenças sociais e econômicas. Como fazer isso sem uma politica de estado ou uma politica regional sem a integração de atores economicamente ativos da região?”.

A programação do evento contou, ainda, com exposições da Apex-Brasil, BNDES e agentes de desenvolvimento local. A ideia foi apresentar as novas propostas projetos destas instituições para possibilitar tanto o alcance de novos mercados como a maturidade dos negócios.

AGENDA
Após nove edições do roadshow, os estados de Sergipe e Espírito Santo fecharão o ciclo de eventos voltados ao setor industrial da área de atuação da Sudene. A autarquia ainda trabalha para fechar as datas dos próximos eventos.

Confira o boletim em áudio da matéria:

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
www.sudene.gov.br
Siga nossas Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Flickr | Soundcloud

Fim do conteúdo da página