Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Regional > Fórum Mundial da Água: Sudene e CBHSF firmam acordo
Início do conteúdo da página
Parceria

Fórum Mundial da Água: Sudene e CBHSF firmam acordo

Criado: Quinta, 22 de Março de 2018, 11h53

A Autarquia e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco assinaram Termo de Cooperação Técnica.

20180322 forummundialdaagua materiaFOTO: ADEMIR VILAÇA (SUDENE)


A assinatura foi durante a participação do superintendente da Sudene, Marcelo Neves, no 8º Fórum Mundial da Água, na última quarta-feira (21). O documento prevê uma ação conjunta entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em prol da revitalização do “rio mais importante do Nordeste”, enfatiza Marcelo Neves, que prevê um plano de recursos hídricos e a recuperação hidroambiental da Bacia. Ele destaca a importância da Autarquia aprofundar o engajamento nessas ações, uma vez que a instituição é responsável pelo planejamento da região, incluindo os nove estados do Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Segundo o gestor, serão definidas as atividades de responsabilidade da Sudene para promover o desenvolvimento sustentável, com foco na Bacia do São Francisco. Para isso, será elaborado um plano de trabalho, que vai incluir o financiamento de projetos, a serem implantados “através dos fundos regionais, como o FNE, o maior  da nossa região, operado pelo Banco do Nordeste, e o FDNE, operado pelo BNB, Banco do Brasil e Caixa Econômica”.

AÇÕES

20180322 forummundialdaagua palestra“Esses últimos seis anos de seca mostraram que ainda precisamos atuar para garantir o acesso à água para a população”. A afirmação do superintendente Marcelo Neves durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, analisou os desafios que, na opinião do gestor, precisam constar na agenda de programas que buscam atenuar os efeitos da estiagem e assegurar o direito ao uso sustentável dos recursos hídricos. O gestor foi um dos palestrantes do painel "Políticas Públicas pelos Recursos Hídricos em Regiões Áridas e Semiáridas", que integrou a programação do evento internacional.

Marcelo Neves explicou que a população residente na região do semiárido ainda apresenta forte dependência produtiva da agropecuária de baixo rendimento. “Apesar dos avanços das obras hídricas, a disponibilidade de água ainda não é suficiente frente ao tamanho da população”, comentou.

O superintendente destacou, ainda, algumas ações da Sudene diante deste cenário. Entre elas, o acordo firmado junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), assinado durante o evento, a criação da Rede Palma e os investimentos em projetos de energia solar e eólica, uma resposta à preservação da matriz hidráulica nacional. Também foi lembrado o apoio dado pela autarquia às ações do Ministério da Integração Nacional no programa Água para Todos. O projeto busca universalizar o acesso e o uso da água em comunidades rurais e em situação de extrema pobreza, tanto para o consumo humano quanto para a produção agrícola e alimentar.

>>> Confira o boletim em áudio da matéria:

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Flickr | Soundcloud

Fim do conteúdo da página