Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Sustentabilidade > Evento reativa Comissão de Combate à Desertificação
Início do conteúdo da página
Desenvolvimento Sustentável

Evento reativa Comissão de Combate à Desertificação

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h06

Grupo foi reestabelecido durante encontro em Brasília. A Sudene é uma das instituições que integram a iniciativa.

A Sudene participou na tarde desta quinta-feira (20/09) da cerimônia que reativou a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD). O evento foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Na ocasião, houve a posse dos novos membros dos governos federal e estaduais. O encontro aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Criada através do Decreto Presidencial de 21 de julho de 2008, a comissão integra o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN Brasil). 

A Sudene integra o grupo de 44 representantes que faz parte da iniciativa junto ao Ministério do Meio Ambiente. A ideia é propor ações estratégicas para o combate à desertificação nos estados que compõe a área de atuação da Superintendência, região afetada diretamente pelos efeitos da seca.

Ações de combate

A Autarquia tem apoiado ao longo de sua atuação projetos de enfrentamento aos efeitos da desertificação ao desenvolver ações para evitar processos de degradação ambiental. É o que acontece com o Programa Rotas de Integração, como a Rota do Cordeiro. O projeto promove capacitações de produtores rurais para o manejo adequado da caatinga. Há também a Rota do Mel, projeto que dá suporte às atividades produtivas de aproveitamento da vegetação nativa.

Outra iniciativa é o convênio junto à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (SEMAS/PE) e a Embrapa Semiárido que trata do zoneamento ambiental das áreas vulneráveis à desertificação no estado.

A Superintendência também desenvolve a estruturação de apoio a projetos, estudos e pesquisas para o fomento da cultura da palma no Semiárido. Através da Rede Palma, a autarquia reúne diversos segmentos envolvidos nos processos produtivos da palma forrageira a fim de consolidar as potencialidades do vegetal no semiárido brasileiro.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste 
(81) 2102-2102 
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página