Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Geral > Evento homenageia professores e apresenta IBGEeduca
Início do conteúdo da página
Educação

Evento homenageia professores e apresenta IBGEeduca

Criado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 16h51

O encontro, uma parceria entre Sudene e IBGE, aconteceu nesta segunda-feira (15), Dia do Professor.

A Superintendência apresentou suas principais ações na área de educação, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fez uma explanação sobre o projeto IBGEeduca, um portal voltado para crianças, jovens e professores com informações produzidas pelo Instituto. Com formatos e linguagens adequados a cada público, ele oferece conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil. O infantil traz dados, brincadeiras, mapas e material para pesquisa. Para os jovens, um dos assuntos abordados é o ENEM, trazendo, inclusive, questões de provas anteriores. Os professores encontram sugestões de atividades pedagógicas e contam com recursos como vídeos, mapas, gráficos, jogos e materiais explicativos.

Durante o encontro, a Sudene ressaltou as atividades em prol da educação contempladas no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), cujos objetivos são reduzir a taxa de analfabetismo; universalizar os níveis de ensino infantil, fundamental e médio; e fortalecer o processo de interiorização do ensino superior. O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) - em elaboração pela Coordenação-Geral de Cooperação e Articulação de Políticas (CGCP) da Diretoria de Planejamento - é um instrumento de ação previsto na Lei Complementar 125 de 2007, que criou a Sudene, tendo o objetivo de ser um instrumento de redução das desigualdades regionais. Ele terá força de lei, deverá ser submetido ao Congresso Nacional, será revisado anualmente e tramitará juntamente com o Plano Plurianual (PPA). A Sudene pretende mobilizar e articular os atores nacionais e regionais que possam contribuir com a elaboração do PRDNE, definindo uma agenda comum.

O evento foi prestigiado por representantes das duas instituições, UFPE, UPE, IFPE, Instituto dos Cegos, Porto Digital, EIPP-Fundaj, secretarias municipais e Estadual de Educação, Ministério Público de Pernambuco e Amupe. Foi destacada a importância de tornar a educação, cada vez mais, inclusiva. O Instituto Federal de Pernambuco apresentou um projeto de adaptação de mapas geográficos para estudantes com deficiência visual. Na visão do IFPE, “a inclusão só resultará em sua plenitude quando todos tiverem iguais condições de acesso e as pessoas com deficiência forem respeitas por suas potencialidades e singularidade”.

Servidores das instituições participantes do encontro, que atuam também como professores, foram homenageados pelo dia de hoje.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional 
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste 
(81) 2102-2102 
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudeneb

Fim do conteúdo da página