Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Geral > Gestão de risco é tema de curso na Sudene
Início do conteúdo da página
Controle

Gestão de risco é tema de curso na Sudene

Criado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 15h22

A capacitação interna abordou, ainda, os conceitos de governança, Gespública e integridade.

Mesa de reunião da sala Jk (Sudene), onde aconteceu parte da capacitação. Na ponta da mesa está o intrutor.

Foto: Ascom/Sudene


Entre os dias 7 e 9 de novembro, o instrutor James Batista Vieira, da Universidade Federal da Paraíba, dividiu com os participantes informações sobre tipos de riscos, formas de gerenciá-los, modelos utilizados para esse tipo de gestão, tratamentos para as situações-problema identificadas, controle interno e monitoramento, entre outras. É considerado risco qualquer evento que venha a ter impacto no cumprimento dos objetivos.

Esse controle é considerado fundamental para a melhoria do desempenho e da qualidade da administração pública, possibilitando o levantamento das prováveis intercorrências, com o objetivo de evitá-las quando for possível. E quando houver forma de prevenção, a gestão de risco será responsável pela identificação e tratamento das intercorrências que interfiram de forma negativa no alcance das metas propostas.

Para James, “a gestão de riscos é parte integrante e indissociável das responsabilidades gerenciais”, a qual deve incluir, entre suas atividades, o estabelecimento de um ambiente apropriado, incluindo a estrutura para gerenciar riscos; a identificação de potenciais ameaças ou oportunidades; a seleção e implantação de respostas aos riscos.

O treinamento faz parte do Plano Anual de Capacitação da Sudene e contou com a participação de técnicos e gestores da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página