Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Geral > Sudene premia prefeituras pernambucanas
Início do conteúdo da página
Gestão Municipal

Sudene premia prefeituras pernambucanas

Criado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 16h27

Aquelas que se destacam na aplicação dos recursos públicos receberão a homenagem.

Arte com a bandeira de Pernambuco à esquerda e o selo em forma de losango (à direita) com a seguinte inscriçãao: RQGP (na parte superior) e Ranking de Qualidade dos Gastos Públicos (na parte inferior)

Ilustração: Ascom/Sudene


Cerimônia a ser realizada na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no próximo dia 13, às 9h30, estará reunindo prefeitos, instituições públicas e lideranças políticas de Pernambuco, quando será divulgado o ranking dos municípios que aplicam melhor os recursos financeiros. Será concedido prêmio para os melhores colocados nos indicadores "Gastos em Investimentos", "Gastos na área social" e "equilíbrio financeiro". A premiação acontecerá em todos os estados sob influência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. A premiação faz parte do projeto “Avaliação da Qualidade dos Gastos dos Municípios da Área de Atuação da Sudene”, resultado de uma parceria entre a Autarquia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A iniciativa é da Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas e o titular da pasta, Antonio Ribeiro, defende o projeto como “um instrumento de controle social”, através do qual a população terá acesso aos resultados oriundos da aplicação de verbas públicas pelos municípios. A ação tem o objetivo de estimular a melhoria da capacidade de investir bem, priorizando os gastos na área social, promovendo o equilíbrio financeiro e o bem estar do cidadão. As prefeituras que não obtiveram uma boa avaliação serão capacitadas pela Sudene e PNUD.

As prefeituras de Pernambuco foram distribuídas em quatro classes de habitantes (Até 20.000 habitantes; de 20.001 até 50.000 habitantes; de 50.001 até 150.000 habitantes; e acima de 150.000 habitantes). Para cada classe de habitantes serão premiados três prefeitos (1º, 2º e 3º lugares). A Sudene espera, como resultado, mensurar a evolução e estimular as boas práticas de gestão nos municípios, promover a transparência da gestão pública, viabilizar instrumentos de controle social e disponibilizar informações confiáveis para orientar pesquisas e tomadas de decisão associadas aos municípios.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página