Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > ODNE > Estudos e avaliações
Início do conteúdo da página

Estudos e avaliações

Estudos e Avaliações


Avaliações sobre as ações do Governo Federal para a área de atuação da Sudene e estudos temáticos.

 

Avaliações dos impactos socioeconômicos dos planos, programas e projetos do Governo Federal e estudos temáticos relacionados à promoção do desenvolvimento includente e sustentável e dos investimentos em infraestrutura econômica, tecnológica e sociocultural na área de atuação da Autarquia. 

 

AGOSTO / 2016

Relatório de análise das três últimas políticas industriais brasileiras

 

 

Subsídios para a elaboração de diretrizes para regionalização da política industrial

O trabalho objetiva apresentar subsídios para formulação de diretrizes para a regionalização da política industrial do Governo Federal com foco no Nordeste. É resultado da compilação de formulações e/ou proposições (aproximações de política industrial) das políticas industriais dos estados que compõem a área de atuação da Sudene, a saber: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG e ES.


2015

Projeto Capacitação de agricultores familiares e fortalecimento das estruturas produtivas de caprinovinocultura e apicultura no estado de Pernambuco

 

Avaliação Piloto: Projeto Capacitação de agricultores familiares e fortalecimento das estruturas produtivas de caprinovinocultura e apicultura no estado de Pernambuco

A avaliação apresentada neste documento teve como proposta a elaboração de uma estrutura piloto, que utilizou as diretrizes recomendadas na “Avaliação de programas e/ou ações do Governo Federal na área de atuação da Sudene". O projeto avaliado, intitulado “Capacitação de agricultores familiares e fortalecimento das estruturas produtivas de caprinovinocultura e apicultura no estado de Pernambuco”, foi realizado através de convênio entre a Sudene e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (SARA), juntamente com sua Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF).


OUTUBRO DE 2015

elatório de avaliação da interiorização do ensino superior (Universidade Aberta do Brasil) na área de atuação da Sudene

 


Relatório de avaliação da interiorização do ensino superior (Universidade Aberta do Brasil) na área de atuação da Sudene

O presente estudo apresenta considerações sobre a avaliação orçamentária/legal e operacional/técnica do projeto. Demonstram-se os indicadores de análise, seus respectivos gráficos, quadros e tabelas e a consolidação final dos indicadores. Por fim, são apontadas as considerações finais e posteriormente, as referências, os anexos e os apêndices utilizados na confecção deste documento.


 

TEXTOS PARA DISCUSSÃO

ABRIL / 2018

siconv projetos miniatura

 


Estudo técnico para definição dos municípios prioritários para capacitação em elaboração de projetos e Siconv, na área de atuação da Sudene

Com a finalidade de fortalecer a gestão local, a Sudene estruturou uma capacitação no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) e elaboração de projetos aos servidores públicos municipais da área de atuação da Autarquia. O presente estudo objetiva indicar os municípios que devem ser priorizados para receberem este treinamento.


 

JANEIRO / 2018

estudo FDNE FNE FIES miniatura

 


Estudo técnico para definição das áreas de ensino prioritárias, na área de atuação da sudene, com vistas ao financiamento estudantil do ensino superior com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE)

Para a identificação das áreas de ensino prioritárias, a metodologia adotada consistiu no cruzamento de informações, levando em consideração as diretrizes e prioridades estabelecidas para o FDNE e FNE nos normativos existentes, e os estudos regionais elaborados a partir de indicadores sociais, econômicos e ambientais.


OUT/2017

cindra miniatura

 

 


Caracterização econômica dos dez municípios baianos objetos da Emenda da Cindra (2017)

O estudo tem por objeto caracterizar a estrutura econômica de dez municípios baianos foco da Emenda de Comissão (50330002/2017): Apuarema, Bom Jesus da Serra, Brumado, Maracás, Oliveira dos Brejinhos, Riacho de Santana, Sítio do Mato, Tremedal e Wanderley.

 


SET/2017

pescadores miniatura

 


Diferenças Regionais (2002-2014)

A dinâmica migratória desenha o comportamento espacial dos indivíduos, tornando-se uma importante variável a ser considerada em análises no contexto do desenvolvimento regional, uma vez que está relacionada às questões socioeconômicas, culturais, políticas e naturais (secas e enchentes, por exemplo). 


2015

pescadores miniatura

 


Aplicação das melhores práticas na execução de projetos no serviço público

O estudo demonstra que a utilização de melhores práticas na gestão de projetos permite que a Sudene atinja melhores resultados, utilizando-se dos mesmos recursos disponíveis. O estudo inclui a análise de projetos executados pela autarquia de 2009 até 2013, com ênfase em três áreas: Gestão do Tempo, de Custos e da Qualidade.

 

Fim do conteúdo da página