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Ouvidoria

Ouvidoria é o setor da Administração Pública que auxilia o cidadão em suas relações com o Estado, funcionando como uma crítica interna da gestão Pública, sob a ótica do cidadão. Baseada nos princípios da legalidade, legitimidade. imparcialidade, moralidade, probidade e publicidade, favorece à participação popular no controle dos serviços prestados e, dessa forma, promove a cidadania. A ouvidoria permite à administração pública identificar os pontos de estrangulamento da sua atuação e corrigi-los, estabelecendo prioridades, incentivando a prática da responsabilização.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM A CIDADANIA

Sistema Ouvidoria:

SisOuvidor
(Informações, Denúncias, Reclamações, Solicitações, Sugestões e Elogios)

e-SIC
(Só Pedidos de Informações)

e-OUV
(
Denúncias, Reclamações, Solicitações Sugestões e Elogios)

Endereço: Av. Eng. Domingos Ferreira, 1967 - Boa Viagem, Recife - PE, 51111-021.

Telefones:

  • 0800 61 00 21 - Ministério da Integração
    0800 201 1001 - Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste


Cabe salientar que o meio mais eficiente para o encaminhamento e atendimento de sua manifestação, especialmente quando tratarem de denúncias, críticas, sugestões ou elogios sobre os processos de normatização ou gerenciamento, dos nossos instrumentos de ação, será sempre através do "Sistema Ouvidoria".

É IMPORTANTE FRISAR:

  • Ouvidoria não é uma central de atendimento de serviços;
  • Ouvidoria não é uma central de solicitações;
  • Ouvidoria não é Auditoria nem Controladoria.

Nem todas as manifestações são aceitas. Manifestações cujas soluções dependam de recursos orçamentários e financeiros, manifestações para as quais exista recurso específico, inclusive correição parcial, consultas sobre direitos do servidor ou previdenciários e consultas sobre andamento processual que versem matéria que esteja sob apreciação judicial, não são objeto de análise pela Ouvidoria. A Ouvidoria também não é o canal apropriado para informações gerais que podem ser conseguidas ligando para os setores específicos de cada área.

A Ouvidoria da Sudene tem como objetivo contribuir para o incremento sustentável da eficácia e efetividade da atuação da SUDENE no cumprimento de sua missão institucional, mediante a participação voluntária, devidamente estimulada, dos cidadãos e suas organizações nos processos de normatização e implementação, dos atuais e futuros instrumentos de ação da Superintendência.

PARA QUE SERVE?

  • Assegurar ao cidadão-usuário, o exame de suas reivindicações;
  • Buscar a melhoria da qualidade no serviço público prestado na SUDENE;
  • Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão;
  • Garantir o direito à informação sobre os serviços prestados pela SUDENE, orientando o cidadão sobre como obtê-la e como proceder na defesa de sua cidadania.

QUEM PARTICIPA: 

  • Os cidadãos ou respectivas organizações integrantes dos públicos meta da implementação dos instrumentos de ação da SUDENE;
  • Os cidadãos brasileiros, em geral, e nordestinos em especial, individualmente ou mediante as respectivas organizações.

QUAIS OS MOTIVOS PARA SUA PARTICIPAÇÃO:

A participação da cidadania é da maior importância para o aperfeiçoamento permanente da gestão de nossos instrumentos de ação, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável de nossa Região, em benefício de toda a sua população.

COMO PARTICIPAR:

Encaminhando à Ouvidoria da SUDENE as suas manifestações consistentes em pedidos de informações, denúncias, críticas, elogios e sugestões, relativas aos nossos processos de gestão, utilizando telefone, carta, fax, internet ou mesmo contato pessoal. Qualquer que seja o meio utilizado o sigilo será preservado quando necessário. Sua identificação não é obrigatória mas sempre que você queira receber resposta deverá informar o seu nome e a forma preferencial de retorno. Ouvidoria é o setor da Administração Pública que auxilia o cidadão em suas relações com o Estado, funcionando como uma crítica interna da gestão Pública, sob a ótica do cidadão. Baseada nos princípios da legalidade, legitimidade. imparcialidade, moralidade, probidade e publicidade, favorece à participação popular no controle dos serviços prestados e, dessa forma, promove a cidadania. A ouvidoria permite à administração pública identificar os pontos de estrangulamento da sua atuação e corrigi-los, estabelecendo prioridades, incentivando a prática da responsabilização.

Relatórios de Ouvidoria

Ano de 2017 - janeiro a junho.

Ano de 2016 (arquivo PDF).

Ano - 2015

Ano - 2014

Ano - 2013

Ano - 2012

Ano - 2011

2º Semestre - 2010

1º Semestre - 2010

2º Semestre - 2009

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