Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Planejamento Regional > Delimitação do semiárido
Início do conteúdo da página
Nova delimitação do Semiárido

 

Esta página reúne informações sobre a nova delimitação do semiárido brasileiro, aprovada durante a 21ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene. Na ocasião, foram apreciados os novos critérios técnicos e científicos para definição dos limites deste território, a saber: I – precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; II – Índice de Aridez de Thorntwaite igual ou inferior a 0,50 e; III – percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano. Esta decisão considerou o relatório técnico de grupo de trabalho interministerial instituído pela Portaria nº196, de 27/05/2014.

 

MAPAS E SHAPEFILE

MAPA


Clique na imagem e baixe o mapa em formato PNG | 1,45 Mb

SHAPEFILE

Arquivos em pasta ZIP | 14,2 Mb

 

 

DOCUMENTOS

 

Nos ícones a seguir, você pode ter acesso a três documentos sobre o semiárido. No primeiro box, está disponível a lista de municípios integrantes da nova delimitação do semiárido, nas extensões PDF e ODS.

No boxe seguinte, é possível consultar a Resolução 107/2017, aprovada pelo Conselho Deliberativo da Sudene, que estabeleceu os critérios técnicos e científicos para delimitação do semiárido brasileiro e os procedimentos para revisão de sua abrangência.

Por fim, há o relatório técnico do grupo de trabalho criado com o objetivo de propor ao Conselho Deliberativo da Sudene critérios técnicos e científicos para delimitação do Semiárido.

Clique para ter acesso aos conteúdos de seu interesse.


RESOLUÇÃO

Download PDF | 126 kb


 


RELATÓRIO TÉCNICO

Download PDF | 10,6 Mb

 
registrado em:
Assunto(s): Semiárido , sudene , nordeste
Fim do conteúdo da página