Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

prdne capa

 

pacto

 

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) é um instrumento que apresenta novos horizontes para a área de atuação da Sudene. Os objetivos são valorizar o que a região tem de positivo para a economia do século XXI e enfrentar as heranças acumuladas no século XX.

O PRDNE busca, ainda, estimular as potencialidades da região que dialogam com tendências contemporâneas, a exemplo de energias limpas e renováveis, a riqueza e diversidade cultural com potencial para economia criativa, a rica biodiversidade, sobretudo no bioma Caatinga, entre outras.

Os eixos estratégicos de atuação e a carteira de projetos estruturantes propostos pelo PRDNE buscam orientar o Plano Plurianual (PPA), indicando os investimentos que farão a diferença para a vida de mais de 60 milhões de pessoas que habitam a região.  

Aqui, você vai encontrar todas as informações pertinentes à construção do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Saiba mais sobre os desafios a serem superados, que iniciativas podem fazer a diferença e como você pode ajudar a Sudene a construir o PRDNE. Seja protagonista desta ação pelo desenvolvimento!   

 

desafios cta

desafios mosaico

Levando em consideração o cenário atual, o PRDNE vai se basear em dois pilares, considerados como novos paradigmas de desenvolvimento: a sustentabilidade e a revolução científica e tecnológica. 

 

Desta maneira, o plano lança olhares para superar desafios a partir de cinco grandes dimensões: meio ambiente (incluindo recursos hídricos); ciência, tecnologia e inovação; economia; sociedade e; instituições. Clique no botão a seguir e confira.

desafiosbt 01


 

atuar 01

mosaico eixoestrategico

 

Considerando os desafios nos quais pretende atuar, o PRDNE se organiza em seis eixos estratégicos que se desdobram e operacionalizam através de vários programas e projetos estruturadores para compor o Plano Plurianual (PPA) da União em articulação com os PPAs dos estados da região. 

Segurança hídrica e conservação ambiental; desenvolvimento das capacidades humanas; dinamização e diversificação produtiva; inovação; desenvolvimento social e desenvolvimento institucional são as propostas da Sudene para orientar as iniciativas a serem priorizadas para a região. Acesse clicando no botão a seguir.

projetosbt 01


 

coletivo

pessoas

Além de contar com o trabalho de sua equipe técnica, a Sudene também ouviu especialistas e os governos dos estados da área de atuação da autarquia durante a construção do PRDNE. Além dessas contribuições, a participação da sociedade também é fundamental para o sucesso do plano.

Por isso, a Sudene disponibilizou uma consulta pública online para que você registre suas sugestões. É simples e fácil participar. Acesse o formulário e nos ajude a transformar a realidade do Nordeste!

consultabt 01

Fim do conteúdo da página