Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PRDNE > Notícias > Sudene encerra apresentação do PRDNE aos estados
Início do conteúdo da página
Encontro

Sudene encerra apresentação do PRDNE aos estados

Escrito por Assessoria de Comunicação (Sudene) | Criado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 09h19

Após visitar 11 unidades federativas, o superintendente Mário Gardilho completa o ciclo com o governo de MG.

Foto da mesa de reunião

Foto: Adalberto Marques (MDR)


A apresentação ao governador Romeu Zema foi realizada dia 8 de maio, no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília. Também ocorreram visitas na Bahia (03/04); Sergipe (05/04); Piauí (12/04); Pernambuco (15/04); Alagoas (16/04); Paraíba (22/04), Espírito Santo (24/04); Rio Grande do Norte (30/04); Maranhão (02/05) e Ceará (03/05), que compõem a área de atuação da Superintendência.

Para Romeu Zema é fundamental focar em ações que visem a segurança hídrica e contemplem os planos sub-regionais. Ficou acertado que além das propostas levantadas nos encontros, cada estado encaminhará, posteriormente, todos os projetos considerados prioritários. O governador mineiro defendeu, ainda, que os estados fortaleçam os laços com a Sudene. As sugestões  apresentadas poderão compor o plano, que está em fase final de construção e será apreciado pelos governadores em reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), prevista para o dia 24 de maio. Até o final de agosto, o PRDNE, que terá força de lei e tramitará juntamente com o PPA, será submetido ao Congresso Nacional.

Apresentar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e ouvir os estados é parte do esforço de elaborar um documento com a participação dos cidadãos e atores que trabalham com o tema. Com esse objetivo, a Superintendência realizou uma consulta pública, encerrada ontem (08), para receber contribuições da sociedade em geral para o PRDNE. Mário Gordilho considerou positivos os encontros com os governadores, que demonstraram interesse em se engajar à construção do plano. “Quem mais conhece as necessidades dos estados são os governadores e ouvi-los foi fundamental”, enfatizou o superintendente.

O Plano Regional está dividido em eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; e Desenvolvimento Social. O PRDNE vai apostar na utilização de municípios-polos das regiões geográficas intermediárias e, para isso, já foram realizadas análises da distribuição dos municípios-polos no território, levando em consideração estrutura, porte e rede de influência destas cidades. Outro ponto importante é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais. Levando em consideração o cenário atual, o PRDNE vai se basear em dois pilares, considerados como novos paradigmas de desenvolvimento: a sustentabilidade e a revolução científica e tecnológica.

PRDNE

O PRDNE é um importante instrumento de ação da Autarquia para a realização da missão de promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.
A Sudene está contando com a colaboração de consultores para a elaboração do Plano Regional, através de profissionais contratados por intermédio de um acordo de cooperação técnica celebrado entre a superintendência e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD - Brasil).

Um dos desafios do PRDNE é convergir linhas de atuação que indiquem caminhos para diminuir as disparidades sociais e econômicas que separam a área de atuação da Sudene das regiões mais desenvolvidas do país.

Levando em consideração o cenário atual, o PRDNE vai se basear em dois pilares, considerados como novos paradigmas de desenvolvimento: a sustentabilidade e a revolução científica e tecnológica.

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(81) 2102-2102
ascom@sudene.gov.br
Siga nossas redes sociais: @sudenebr

Fim do conteúdo da página