Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Rede Palma > Benefícios da cultura da palma
Início do conteúdo da página

Benefícios da cultura da palma

Escrito por Agnelo Câmara | Criado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 10h06

 redepalma headerpaginas

A versatilidade de uso da palma representa não apenas o fomento à pecuária, mas à consolidação de uma cadeia produtiva versátil. Acompanhe, a seguir, alguns destes cenários, documentados em pesquisas e disponibilizados no repositório de arquivos da Rede.


ALIMENTAÇÃO ANIMAL

A má distribuição e irregularidade de chuvas no semiárido brasileiro são responsáveis por estiagens prolongadas, resultando em sérios prejuízos econômicos para os pecuaristas. Sendo assim, a produção de alimentos para as populações e para os rebanhos na região baseia-se, frequentemente, em espécies vegetais que apresentem características de alta adaptabilidade às condições edafoclimáticas regionais. Pelas características morfofisiológicas das espécies da família Cactaceae, plantas CAM, especialmente a palma forrageira, possuem os requisitos para suportar os rigores edafoclimáticos das zonas semiáridas.

A palma já vem sendo cultivada, em diversos países e no semiárido brasileiro, para produção de forragem animal, porém não na plenitude do potencial. Para alguns especialistas, a palma forrageira, ao lado dos atributos de resistência a estiagens prolongadas, pode fornecer energia, água e vitaminas, garantindo o suprimento de alimentos extremamente importantes para a manutenção dos rebanhos, evitando frustrações na atividade pecuária, nos períodos de seca.


ALIMENTAÇÃO HUMANA

A palma é comumente utilizada  em preparações culinárias. Geralmente são usados os brotos do vegetal ou raquetes jovens (cladódios), denominados de verdura e os frutos, ao natural ou processados.

Há registros de que o uso da fruta da palma na alimentação humana era comum no México desde o período que antecedeu a colonização espanhola Decorrido um século, já estava sendo consumida no sul da Itália e na ilha da Sicília. Atualmente, é cultivada nas zonas áridas e semiáridas do mundo inteiro.

O broto da palma ou verdura, por sua vez, é protagonista de mais de 200 receitas de comidas à base de do vegetal, especialmente no México e outros territórios com influência mexicana.Nos EUA e alguns países da Europa e Ásia, a verdura é servida esporadicamente como alimento exótico. No Brasil, especificamente em alguns municípios do Sertão e da Chapada Diamantina, o broto de palma entra na dieta alimentar da população, sendo empacotado e comercializado nas feiras livres. O reconhecimento do valor nutricional desta planta tem motivado, nos últimos anos, diversas iniciativas para introduzi-la na dieta alimentar do nordestino.


AGROINDUSTRIALIZAÇÃO

A agroindustrialização da palma forrageira resulta em diversas preparações, produtos e derivados, permitindo o uso diversificado das raquetes jovens e dos frutos. Isso gera agregação de valor à produção e traz efeitos positivos na geração de postos de trabalho e renda. É comum, por exemplo, a fabricação de bebidas alcoólicas, xarope e frutas secas ou cristalizadas. Há registroS de pesquisadores que identificaram receitas de doce de cladódios em pasta, adicionando suco e casca de laranja e açúcar, além de preparações culinárias salgadas, saladas, doces, sucos, conservas, a partir de frutos e do broto palma.


USO MEDICINAL

Pesquisas indicam que o fruto da palma é considerado antidiarreico, antidisentérico, antiasmático e béquico, diurético, cardiotônico, antiinflamatório da bexiga e da uretra, aliviando o ardor causado pela cistite e uretite. Também há comprovação de efeitos diurético e antidiabético, além de ação antiglicêmica e redução dos níveis de colesterol no sangue.


PRODUÇÃO DE CORANTES 

O inseto popularmente conhecido por Cochonilha, parasita das espécies de palma do dos gêneros Opuntia e Nopalea, produz um corante de alto valor chamado carmim, de cor vermelha escura. O produto é utilizado nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética e no tingimento de lã.


COSMÉTICOS

A indústria de cosméticos tem produzido e colocado no mercado uma grande variedade de produtos que utilizam a palma como uma das matérias-primas. Sobretudo no México, é possível verificar a existência de xampus, loções adstringentes, loções para o corpo e sabonetes. 


Fim do conteúdo da página